sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Thission em Atenas
Monumento a Teseu(Thission)
Herói grego que libertou Atenas do julgo do rei Minos de Creta.Filho de rei Egeu foi mandado juntamente com outros jovens atenienses para serem devorados pelo monstro conhecido como Minotauro que vivia no Labirinto no palácio do rei Minos em Creta. O rei Minos era de uma dinastia da rica cultura Minóica que dominou o mar Mediterrâneo entre os anos 2000 a 1100 a.C. Esta rica cultura era superior a nascente cultura grega que começava a colonizar as costas da Atica, onde posteriormente desenvolveu-se a cultura grega.Por isso Minos impunha a condição de que jovens atenienses fossem levados a Creta para serem devorados pelo monstro Minotauro. O príncipe Teseu foi numa destas levas de jovens e ajudado pela princesa cretense Ariadne, conseguiu penetrar no labirinto onde vivia o Minotauro guiando-se através de um fio, o chamado Fio de Ariadne, expressão usada até hoje.Teseu combateu e matou o monstro, fugindo com os outros jovens atenienses para a ilha de Naxos, com sua Ariadne. Porém Teseu desdenhou Ariadne e a abandonou em Naxos, mas o deus Dionísio que lá vivia, apaixonou-se por Ariadne e para castigar Teseu, fez esquecer que tinha que trocar as velas negras das embarcações pelas brancas, como foi combinado, caso vencesse o Minotauro. Com isso o rei Egeu, que esperava no alto do caboSounion a volta dos navios atenienses, ao ver as embarcações retornarem com as velas negras, pensou ter sido seu filho morto pelo monstro e tomado pelo desespero, saltou para as águas do mar.Hoje o mar em torno da Ática se chama Mar Egeu, em honra a este rei.Mas Teseu, não é apenas o herói que matou o Minotauro êle é também o político que marca a história de Atenas por ter organizado a Ática e também a legislação primitiva de Atenas.
Thission em Atenas
Bairro de Thission
A primeira coisa que chama atenção neste bairro de Atenas é a visão maravilhosa que se tem da Acrópole, mas não é só isso, além de ser uma delicioso espaço urbano com bons restaurantes e bares é consagrado ao herói grego que conhecemos como Teseu( Thision para os gregos). Conforme a mitologia grega, Teseu , filho do rei ateniense Egeu, enfrentou e venceu o monstro Minotauro que vivia na ilha de Creta que submetia através do rei Minos, a cobrança de jovens atenienses para serem devorados pelo monstro.
Monastiraki em Atenas
Restaurante em Monastiraki
E assim, depois das fabulosas visitas nas ilhas de Santorini e Mykonos, retornamos a Atenas, em meio a um assustador caos no transporte entre as ilhas, causado por inúmeras e confusas greves, que ameaçaram nos deixar presos na ilha de Mykonos! Felizmente a agência de viagens New Age, providenciou uma milagrosa passagem de avião que nos salvou de doloroso destino incerto. O centro de Atenas, diante da Praça Syntagma, estava tomado por manifestações, fogeiras de entulhos e bombas de efeito moral, de tal forma que saímos de ¨fininho¨e viemos para o bairro de Monastiraki, onde estava tudo muito calmo e podemos almoçar num restaurante com comida e vinho gregos excepcionais!( Sorry, manifestantes gregos! Mas se nós ficássemos por lá entraríamos num¨ cacête di doer!¨)
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Ilha de Mykonos
Petrus o Pelicano
O local preferido de Petrus, o Pelicano é no vaso de um dos restaurantes que ficam atrás da igreja Agía Eléni. O visitante não deve perder a oportunidade de reverenciar figura tão apreciada pelos habitantes de Mykonos.Devo recomendar que qualquer tentativa de chamar a atenção, ou ¨mexer¨com Petrus, o Pelicano, resulta em desaprovação por parte dos ilhéus que assumem imediatamente a defesa do pobre animal!Assistí uma cena assim por parte de um turista, e que foi delicadamente avisado para não interferir no repouso do pelicano.Portanto Petrus ´é apenas para ser admirado, a uma certa distância, sem chamar de qualquer modo a sua atenção, o que a propósito,parece se dar muito bem com sua personalidade superior!
Ilha de Mykonos
Petrus, o Pelicano
Mascote da ilha de Mykonos, está aquí desde os anos cincoenta, e é então alimentado pelas boas pessoas que trabalham no Mercado do Peixe, próximo daquí.O pélicano tem esta figura simpática, porém vive orgulhosamente em seu meio pela atenção, reverência e estima que os ilhéus lhe atribuem .
Ilha de Mykonos
Petrus, o Pelicano
Provavelmente a mais famosa personalidade de Mykonos, Petrus, o pelicano, chegou por aquí lá pelos anos cincoenta e por aquí se estabeleceu como legítimo proprietário.Vive nas imediações do Mercado do Peixe, onde passeia orgulhoso e exigente pelo respeito que lhe prezam. Aceita com indisfarçável soberba as doações de peixes, mariscos e crustáceos que as boas pessoas que trabalham no mercado lhe fazem todos os dias. Como se pode ver sua figura é imponente e embora pacífico e inofensivo, não aceita o agrado de qualquer um que não lhe seja de seu círculo de amizades.
Ilha de Mykonos
Petrus o Pelicano
Personagem da mais alta importância em Mykonos e que o visitante não deve deixar a ilha sem conhecê-lo. Petrus, segundo a abundante e iluminada mitologia local, é o mascote da cidade e chegou aquí pelos anos cincoenta, com um grupo de pelicanos migratórios. Exausto e muito fraco, Petrus não conseguiu acompanhar seus companheiros permanecendo na ilha e sendo cuidado e tratado por um pescador de nome Vassilis, que o alimentou e o fez recobrar a saúde. Desde então ele passeia pelo Velho Porto, próximo do Mercado do Peixe onde orgulosamente exige suas lautas e refinadas refeições das boas e afáveis pessoas que freqüentam o local. Se a história é verdadeira? Não sei, só sei que é uma boa história e o Petrus, em sua imponente estampa, está lá para comprovar que não se viaja pela Grécia impunemente!
Ilha de Mykonos
Praça Mando Mavrogenous
Monumento a heroína de Mykonos, Mando Mavrogenous,que em 1822, comandou uma armada voluntária de 24 navios contra a dominação otomana, mas depois de expulsar os invasores, foi execrada pela comunidade em razão de amores escandalosos e terminou seus dias em amargo desterro na ilha de Paros.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)