Esculturas do Frontão Leste do Templo de Zeus
No frontão leste do templo de Zeus são apresentadas figuras esculpidas de um dos mitos mais ancestrais da Grécia A Corrida de Bigas entre Oinomaos e Pelops, primazia da península do Peloponeso.
Figuras a esquerda de Zeus
A figura de Zeus, a mais alta é central e corresponde a medida mais alta do frontão do templo de Zeus e a sua esquerda está a figura do desafiante Oinomaos, rei de Pisa, seguido da esposa Sterope, logo depois agachado está Myrtilos e atrás dele os cavalos de Oinomanos.
Figuras a direita de Zeus
A direita de Zeus está a figura de Pelops, vencedor da corrida de bigas contra Oinomaos, logo a sua direita está Hippodameia, filha do rei de Pisa Oinomaos e prêmio para o vencedor da corrida,depois um servidor e logo a seguir os Cavalos de Pelops.
Figuras em torno de Zeus
A esquerda de Zeus Oinomaos, que tinha cavalos doados pelo deus Aries e por issso eram invencíveis.A direita de Zeus está o seu desafiante, Pelops, que tinha cavalos doados por Poseidon e por isso também eram invencíveis,a sua direita está Hippodameia, filha do rei de Pisa,Oinomanos, cujo casamento era o prêmio para o vencedor, a sua direita por sua vez, a figura de um servidor e logo depois os cavalos de Pelops, presente do deus Poseidon.
Figuras na extremidade a direita de Zeus
Estão a figura de um observador, de um cocheiro ou servidor e a figura do rio Kladeos, um dos rios de Olympia
Figuras na extremidade a esquerda de Zeus
Reclinado está o rio Alpheios, um dos rios de Olympia ,um cocheiro ou servidor e depois Myrtillos.( Da esquerda para a direita)
O Mito da Corrida de Bigas entre Oinomaos e Pelops
Oinomaos, rei de Pisa, soube da profecia que seria assassinado nas mãos de quem desposasse sua filha Hippodameia.Como ele tinha ganho de presente cavalos invencíveis do deus Aries, desafiou a todos os pretendentes em desposar sua filha a disputar com ele uma corrida de Bigas, o perdedor seria executado. Treze dos pretendentes disputaram a corrida, perderam e foram sacrificados, porém apareceu Pelops, filho de Tântalo, rei da Frísia. Pelops no entanto tinha cavalos dados pelo deus Poseidon, e também eram invencíveis. Na corrida que se seguiu, com a ajuda do cocheiro Myrtilos, assim como a de Hipoddameia,Pelops venceu e executou Oinomaos, fundando assim uma dinastia que controlou toda a península do Peloponeso. Aliás, o nome Peloponeso, provém deste primeiro rei, Pelops.