quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Igreja de Santa Maria em Ephesos

Concílio Ecumênico em 431 de Ephesos
 
 
Ruínas da Igreja de Sta. Maria Encoberta pela Vegetação
A igreja foi construída entre o Séc II ao IV d.C. a partir de um armazém romano. E é por isso uma mixórdia na sua construção, misturando várias adaptações e improvisações ao longo do tempo.
 
 
 

Igreja de Sta. Maria sede do Concílio Ecumênico de 431 d.C.
O Concílio de Ephesos em 431 foi uma importante tomada de posição de um dogma aceito até os dias de hoje a respeito da Verdadeira Natureza de Cristo, isto é, Jesus Cristo , sendo igual a Deus, possuía  a Natureza Divina, questão largamente aceita hoje pelos fiéis mais sérios.
 
 
 
Igreja de Sta Maria e o Concílio de 431 d.C.
Ário( 256 a 336 d.C.) foi um pregador egípcio com milhões de seguidores, desafiou a  idéia central do Cristianismo, dizendo que Jesus Cristo, embora Filho de Deus, não era igual a Ele, apezar de acreditar que Deus e Cristo compartilhavam natureza e sabedoria. Mas Deus ocupava um degrau acima de Cristo na escala Divina e Deus era  eterno e Cristo não, rompendo assim a doutrina Cristã segundo a qual, Pai, Filho e Espírito Santo formariam uma Trindade.
 
 
 
Igreja de Santa Maria e o Concílio de 431 d.C.
O bispo Nestório( 380 a 451 d.C.) era Patriarca de Constantinopla desde o ano de 428, repetia Ário, afirmando que Cristo não era igual a Deus, pois Cristo tinha duas naturezas distintas a natureza humana e a outra divina.Nestório foi acusado de blasfemar e toda a Igreja foi convocada para o Concílio de Ephesos em 431  onde o patriarca foi condenado, sendo banido de Constantinopla pelo Imperador, primeiro para Petra, na Arábia e depois para o oásis de Karghé no sul do Egito, onde morreu afastado de seus seguidores.
 
 
 
 Importância do Nestorianismo
Embora a cistiandade aceite  plenamente a doutrina da Natureza Divina de Cristo e a Trindade, o Nestorianismo influenciou inúmeras e surpeendentes correntes religiosas, pois a controvérsia e o tratamento dado a doutrina dele tiveram más conseqüências. Nestório havia deixado inúmeros seguidores entusiasmados e suas idéias não despareceram facilmente, um destes seguidores de nome Sérgio, ensinou a Maomé sobre o Crstianismo Nestoriano.Um outro nome histórico influenciado pelo Nestorianismo  foi Gengis-Khan que tinha entre seus assessores um nestoriano batizado.
 
 
Conseqüências do Nestorianismo
Em muitas regiões do Império Bizantino havia muita insatisfação com o poder monopolista de Constantinopla, e em inúmeros lugares praticava-se francamente uma doutrina diferente da capital do Império, E estas diferenças eram ao mesmo tempo étnica, política e religiosa. De todas estas regiões o Egito era o mais insatisfeito com a dissidência, pois  preferiam as cerimônia religiosas em Copta nativo do que o Grego tradicional de Constantinopla e sentiam-se oprimidos com isso! Do outro lado do Mar Vermelho surgiu um movimento que dizia ter criado uma nova religião. Era o Islamismo e assim os egípcios preferiam mais ao Islamismo do que a dominação religiosa de Constantinopla!
 
 
Altar com Colunas de Mármore e o altar com o símbolo do Cristianismo
 
 
 Importância da igreja de Sta. Maria
Relatamos os fatos ocorridos desde o Concílio em 431 de Ephesos, porque foi de muita importância para igreja cristã  que acabou cindida perdendo para o Islamismo uma grande área territorial e de população de fiéis. Ao que nos parece, hoje olhando de camarote, o assunto foi muito mal conduzido pelas autoridades daquela época, o que mesmo assim realça a importância do local. O Papa Paulo VI(1897 a 1978) cujo papado começou em 1963, realizou uma visita a este local em 26 de Julho de 1967, onde prestou profunda oração.
 
 
 
 

Caminho Arcadiano

Caminho Arcadiano
Tem este nome em honra ao Imperador Bizantino Arcadius, do Séc V e se extende desde a frente do Teatro de Ephesos até as margens do Antigo Porto. Como se pode ver pela colunata a suamargem era uma rua de muito luxo e pompa.
Caminho Arcadiano
Podemos imaginar nas margens desta rua uma carreira de lojas com ofertas de artigos sem fim.A rua , também chamada de Arkadiane, tinha 500 m de comprimento e 11 m de largura e era a mais importante conexão entre o Antigo Porto e o Grande Teatro. O atual perfil da rua se deve as obras e transformações realizadas durante o reino do Imperador Arcadius(395 a 408 d.C.)
Vista das Arquibancadas do Grande Teatro de Ephesos, a partir do Caminho Arcadiano.
 
Muro da Fachada  visto a partir do Caminho Arcadiano
Na parte lateral das arquibancadas do Grande Teatro mostrando o gigantismo da construção.
Caminho Arcadiano e a visão das arquibancadas do Grande Teatro de Ephesos.
Gymnasium do Teatro na margem do Caminho Arcadiano
Bem ao lado do Grande Teatro foi construído este Gymnasium em 125 d.C.O complexo tinha 12 000 metros quadrados e tinha uma forma de ¨U¨ cercado de salas de recreação,saguão, cercado de salas de banho.  O pátio aberto, chamado de ¨Palestra¨tinha uma tribuna em frente de várias fileiras de inúmeros degraus, o que significa que além dos exercícios físicos, havia também atividade intelectual e a apresentação e discução de grandes temas.
Túmulos em Mármore expostos no Caminho Arcadiano.
 
 
 

Teatro de Ephesos

 
Visita Ao Teatro de Ephesos
 
Vista do Teatro de Ephesos sendo Restaurado
O Teatro de Ephesos tem sido persistentemente restaurado, embora existam algumas queixas da forma  brutais que esta restauração adquire. Como exemplo, para testar a capacidade do antigo Teatro foi feito um espetáculo moderno que atraiu o ingresso de mais de 20 000 pessoas!  Isso não só comprovou a capacidade do teatro como abalou suas vetustas fundações!
Arquibancadas( Cavea ou Auditorium) do Teatro
A capacidade de um teatro moderno com 20 000 lugares, seria motivo de espanto, mesmo com nossas metrópoles que contam com vários milhões de habitantes.Os teatros modernos que conheço tem auditórios com 3 mil pessoas e quando o público lota a teatro é motivo de espanto e celebração. Pois bem, este teatro pertencia a uma comunidade que chegou em seu auge, com uma população de 200 mil pessoas e assim mesmo conseguia atrair público suficiente para justificar a existência de um teatro deste tamanho! Ora, só o que se pode comparar a isso na nossa época é o Cinema e a TV, como recurso para atingir um público relativo tão grande!
 
Arquibancadas( Cavea ou Auditorium) vistas do Interior do Teatro.
Arquibancadas recentes em madeira foram assentadas sobre as originais para atender público em apresentações e espetáculos contemporâneos.
Casa da Fonte Helenística
A Casa da Fonte Helenística é construída de acordo com a ordem jônica situada na parede de trás do Grande Teatro de Ephesos. A construção data do período helenístico( Séc III ao I a.C.).Durante o período romano sua entrada foi separada da rua  por duas colunas não caneladas que aparecem logo na frente da entrada. Conforme inscrições em uma das colunas, a água usada aqui era trazida do Rio Marnas.
 Arquibancadas( Cavea ou Auditorium) do Grande Teatro de Epheso
O Grande Teatro de Epheso foi instalado no período Helenístico ( Séc.III ao I a.C.). No período romano ocorreram grandes reconstruções nos reinados dos Imperadores Domiciano ( 81 a 96 d.C.) e Trajano(98 a 117 d.C.), especialmente com a construção de uma fachada de três andares, em frente às arquibancadas na parte do teatro que  se conhece como ¨Cena¨ou Palco
 Arquibancadas( Cavea ou Auditorium) do Teatro de Epheso
Uma das transformaçóes ocorridas no período imperial tardio,foi que além das apresentações teatrais e das reuniões populares, passaram a ocorrer aqui também lutas de gladiadores.
Orchestra
Ampla Orchestra, onde atuava o ¨Coro ¨no Teatro Grego.Geralmente na Orchestra era onde ficava a estátua do deus Dionísio, patrono do Teatro. O Coro no teatro grego tinha como função descrever as cenas e exaltar os personagens na ordem em que apareciam.
 
Arquibancada( Cavea ou Auditorium) do Teatro
O muro que se vê na metade da arquibancada é o ¨Diazoma¨e que dividia o auditório em duas partes.
Conjunto do Auditorium, Orchestra e Palco ou Cenário
Ao lado do palco, no final da arquibancada ficavam estas duas torres de pedra,uma de cada lado, com a função de suspender personagens que personificassem  deuses ou heróis alados. O Palco, era mais elevado em relação a Orchestra e era onde os personagens evoluíam durante a peça teatral. 
Palco ou Cenário
Onde ocorria a apresentação da peça teatral, ficava elevado em relação a orchestra e foi grandemente ampliado durante o período romano. Esta ampliação visava atender a apresentação de gladiadores, o que sem dúvida, foi um momento de decadência para o teatro greco-romano.
 
Orchestra e Palco ou Cenário
Vista do Orchestra, onde geralmente tinha uma estátua do deus Dionísio e onde o Chorus descrevia as cenas e os personagens e o Palco, onde os atores encenavam a peça teatral.No ano de 1914, na cidade de Syracusa foi revivida a tradição de representar o teatro grego, depois de quase 2 000 anos em vários destes teatros gregos da antiguidade, como Syracusa, Taormina e outros, e que realizam verdadeiras temporadas de apresentações, com um grande e entusiasmado público cativo.
Galeria ou Cripta
Abaixo do Cenário tem este túnel, chamado de Cripta, que era usado durante as apresentações teatrais.
 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Baixa Ágora de Ephesus

 
Baixa Ágora
Arcos Vizinhos a Biblioteca Celsius
Bem ao lado da Livraria Celsius, adjacente as paredes do edifício, abrem-se estes arcos para a Baixa Ágora, são os arcos de Mazeus e Mithridates. Mithridates(132 a 63 a.C.) era rei do Ponto, combateu os romanos quase ininterruptamente e foi derrotado definitivamente pelo general Pompeu,  fazendo-se matar por um soldado.Um dos feitos mais marcantes de Mithridates foi a destruição do indefeso Santuário de Apolo na ilha de Delos, próxima a ilha de Mikonos, o que lhe valeu perseguição implacável pelos romanos. Mitridatismo por sua vez, é uma palavra que traduz forte resistência física aos venenos, obtida a partir da aplicação de pequenas e progressivas doses, como o fez o próprio Mithridates. Os arcos, como se pode ver, permitem o acesso ao amplo espaço da Baixa Ágora, ampla área de mercado que também tem acesso pela rua de Mármore, que passa em frente da Biblioteca e se encontra com a rua Curretes em suas extremidades.

Encontro da Rua Curretes e a Rua de Mármore
Bem em frente a Biblioteca Celsius, em frente se abre a rua Curretes e a esquerda a rua de Mármore, seguindo na direção da Casa do Prazer, Ágora Inferior, o Templo de Serapis e o Teatro de Ephesus.A rua Curretes por sua vez, passa pelo Templo de Hadrian, Fonte de Trajano,  Portão de Hércules, o Templo de Domitian, o Prytaneum e a Ágora Superior, todos já apresentados neste blog.
Arcos de Mazaeus e Mithridates com inscrições com seus respectivos nomes
Rua de Mármore, passa em frente a Casa do Prazer, a Baixa Ágora, o Templo de Serapis e o Teatro de Ephesus
Colunas da Stoa da Baixa Ágora
Como na Alta Ágora que tinha uma Stoa, aquí na Baixa também havia uma Stoa, que era o local onde se faziam palestras e discussões de idéias filosóficas e políticas. Podemos lembrar que o cristianismo era uma destas idéias que circulavam livremente nas Stoas o que permitiu a sua evolução dentro do  mundo greco-romano da Ásia Menor. 
Colunas da Stoa na Baixa Ágora
O espaço da Baixa Ágora parece ser bem mais amplo do que o da Alta Ágora, assim como sua Stoa, marcada pelas carreira de colunas, parece ser bem maior.
 
Quiosques da Baixa Ágora restaurados de maneira excelente.
 
Colunata da Stoa da Baixa Ágora
Esta Stoa está inserida numa ampla praça de mercado da Baixa Ágora, um pouco atrás está o prédio da Biblioteca Celsius. A rua de Mármore passa por trás de quem está tirando a foto e do outro lado da rua está o Teatro de Ephesos! Portanto a Stoa deveria ser muito concorrida, assim como as idéias que por aqui circulavam e eram debatidas, pois estava apinhada de visitantes de longínquas terras de quem freqüentava o mercado e ainda tínhamos a vizinhança  da Biblioteca e do Teatro.
Colunata da Stoa da Baixa Ágora
Com os arcos de Mazaeus e Mithridates que são vizinhos de parede com a Biblioteca de Celsius.
Stoa da Baixa Ágora
A Baixa Ágora ou o Mercado Comercial foi fundado no Séc III a.C. e o que hoje é visível foi realizado pelo Imperador Augusto(27 a.C. a 14 d.C.), nesta praça cercada com cercava de 154 m , com trés portões , no Norte, Oeste e Sul, e um pátio central, com 112 m de comprimento cercado por estas colunas da Stoa. A parte do leste, por onde passa a rua de Mármore havia o que se chamava de uma Basílica com duas alas dóricas, construída durante o reinado do Imperador Nero( 54 a 68 d.C.), onde provavelmente funcionava uma Corte de Justiça.
 
 
 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Biblioteca Celsius ou de Ephesus

 
Conhecendo a Biblioteca de Celsius
Biblioteca de Celsius, ou de Ephesus.
Biblioteca de Celsius, erguida pelo cônsul Gaius Julius Aquila entre 110 a 135 d.C. em memória de seu pai,Celsus Polemaenous, que ainda est´pa enterrado entre a parede oeste do edifício.
 
 
 
 

Fachada da Biblioteca de Celsius
É realmente inspiradora a sensação de quem olha pela primeira vez esta fachada restaurada do edifício de dois andares numa versão puramente clássica com suas colunas em pares, seus nichos para estátuas, janelas e portas com frontões, leves, estéticos elegantes! Nada que arquitetos muito competentes não consigam. O que nos emociona é saber que toda esta competência se perdeu, na escuridão do fundamentalismo religioso a que ficou submetida a Europa por quase mil anos, a ponto de , durante o renascimento no Século XV, os arquitetos europeus tiveram que se valer das lições nos pergaminhos escritos por  Vitrúvio, no Séc.I a.C. Faço uma sugestão à aqueles que forem se deparar com esta visão: Tomem ar primeiro, pois a tendência é agente ficar boquiaberto e esquecer de respirar! 
Fachada da Biblioteca com Nichos
Cada nicho na fachada da Biblioteca representa uma virtude. A Cultura Clássica, embora com um comportamento sexual surpeendente para nós formados na moral judaico-cristã, desenvolviam valores, valorizavam as Virtudes, isto é  a disposição constante da sociedade em praticar o bem e evitar o mal. Hoje em dia verificamos que grandes parcelas da nossa sociedade moderna aspira também por valores e estão dispostos a praticá-los, como podemos concluir pela  maciça adesão das pessoas aos cultos evangélicos, o que é muito diferente da ideologia depravada que domina os meios de comunicação e divulgação.  
Nicho com a Virtude da Sabedoria(Sophia em Grego)
Estátua com a Virtude da Sabedoria, que exalta as qualidades de quem é sensato, equilibrado e fala com razão e moral.Portanto nada mais próprio para a fachada de uma biblioteca, pois sabedoria, além de exaltar as qualidades de um sábio, supõe acúmulo de muitos conhecimentos,grande instrução,ciência, erudição e saber. Como podemos ver, é bem o oposto e contrário ao que propõe o fundamentalismo religioso.
Nicho com a Virtude da Excelência( Areté em Grego)
A exaltação da Virtude da Excelência, o grau máximo da qualidade ou perfeição, nos traz um sentimento de respeito e admiração.Para chegar a Excelência qualquer pessoa tem que dar o máximo de si para chegar ao melhor  de suas qualificações e que pressupõe o reconhecimento do mérito. O compromisso do mérito sem dúvida leva as sociedades mais harmoniosas e principalmente mais justas.
                                                  
Nicho com a Virtude da Justiça (Ennoia em Grego)
A justiça talvez seja um dos sentimentos humanos mais nobres. Juntamente com a Compaixão compõem o que Artur Schopenhauer(1788 a 1860) chamou de sentimentos inexplicáveis, dentro de sua abordagem pessimista em sua obra ¨O Mundo Como Vontade e Representação¨( 1818) e para quem o homem só era possível dentro de uma visão egoísta. Mas apesar da genialidade de sua obra, ele mesmo referia-se a estes sentimentos humanos como inexplicáveis. Mas nós humanos sabemos que existem, mesmo inexplicáveis mas existem e estão aguardando para serem não só exaltados como praticados.Portanto logo nos vem um sentimento de respeito pelo apurado grau de civilização alcançado pela civilização clássica greco-romana.
Nicho com a Virtude da Honorabilidade ( Timé em Grego)
A Virtude da Honorabilidade nos leva a presença da probidade, que é uma qualidade fundamental em uma pessoa honrada.Probidade é o grau necessário,  mínimo para lidar com a coisa pública, marca necessária e mínima para se ter a credibilidade para qualquer relação seja com o cônjuge, com os amigos e camaradas.Estamos todos e mutuamente aspirando pela honorabilidade num ambiente político e social saturado pelo princípio da razão cínica.
 
Nicho da Fachada da Biblioteca com a representação das Virtudes Clássicas
As Virtudes exaltadas em frente a Biblioteca de Celsius são a Sabedoria, Excelência,Justiça e Honorabilidade. Hoje conhecemos as virtudes e temos uma visão um pouco mais estendida sobre elas;As Virtudes Teologais por exemplo são a Fé, a Esperança e a Caridade e as Virtudes Cardinais são a Prudência, a Temperança, a Justiça e a Força. Portanto podemos dizer que hoje exaltamos, sem praticar, ao que sabemos, virtudes que são, complementares as virtudes exaltadas pelas correntes clássicas do pensamento antigo.
Interior da Biblioteca de Celsius
No interior da livraria estavam estocados 12 mil pergaminhos, que com certeza representavam a vanguarda dos avanços literários, poéticos, profissionais e científicos da civilização clássica antiga. Todo este tesouro foi perdido primeiramente no ataque dos Godos em 262 d. C. e que incendiaram tudo! Posteriormente o prédio foi destruído em 270 d.C durante um terremoto e nunca mais foi reconstruído. A restauração do prédio nas condições que  a conhecemos hoje, foi realizada nos anos de 1970- a 1979, com o apoio financeiro de Anton Kallinger-Prskawetz.
 
Interior da Biblioteca Celsius
Inscrição na parede interior da Biblioteca em língua alemã, informando dos anos de restauração e o patrocínio.
Fachada da Biblioteca Celsius com a Cabeça da Medusa
A Medusa é o símbolo da Beleza Feminina Intensa, símbolo este inteligentemente adotado pela marca comercial ¨Versace¨.Esta beleza feminina intensa transformava os homens em pedra ´por maldição divina e o herói Perseu cortou-lhe a cabeça e a ofereceu a deusa Atena. As águas vivas são algumas vezes chamadas de Medusas, uma vez que lhes foi privado o sentido da visão da mesma forma do que a Górgona Medusa ao ter sido decapitada. As Górgonas eram imortais e não podiam morrer, daí muitas vezes a arte explora o drama da Medusa mitológica porque, mesmo sem a cabeça, imortal que era, vivia apenas pelo sentido do tato, como as águas vivas.
 
 
 
 
 


 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Rua Curetes em Ephesus

Caminhada pela Rua Curetes
 
                                       
Rua Curetes
Saindo da Ágora, em direção a Biblioteca de Ephesus, a rua conhecida como Curetes( na antiguidade era chamada de Embolos), corre através do vale entre as duas montanhas, como parte  do antigo Caminho da Procissão.A rua Curetes porém tem apenas 210m de comprimento e o Caminho da Procissão se extendia por um  percurso muito maior e visava louvar a deusa Artemísia ou Ephesia, a deusa padroeira de Ephesus.Portanto a rua Curetes é apenas pequena parte deste caminho tão glorioso, mas apresenta inúmeras e curiosas atrações.
 
 
Monumento Memmius
Uma das primeiras atrações da rua Curetes é o Monumento Memmius, construído entre os anos 50 e 30 a.C. . É um monumento em honra a Gaius Memmius, o neto do ditador romano Sulla( 138 a 78 a.C.). Relevos entre as colunas do primeiro andar demonstram as virtudes da pessoa honrada.
 
 

Templo de Domitian
Andar de baixo do Templo bem preservado
 
Portão de Hércules
Onde uma estela com a imagem de Hércules da nome ao local.
Imagem de Hércules na Stela que dá nome ao local
Hydreion
A instalação da Fonte Hydreion ocupa um,a pequena área da região da interseção da rua Curetes e a rua das Casas com Terraço.
Hydreion
Vista da parte de baixo das colunas bem preservadas.Apresenta uma bacia longa e retangular colocada acima da base e era flanqueada por estátuas em um nicho semi-circular. As inscrições da fonte cita T.Flavius Meander, como construtor e sua data é de 200 d.C.Contudo tudo indica que sua datação é bem anterior ao período Imperial, pois provavelmente na antiguidade tardia as   estátuas dos Tetrarcas foram erguidas em frente ao Hydreion.



 
                



                                  



 



 
 Intersecção na rua Curetes com rua que leva as casas com terraço 
 
 
 
Vista da deusa alada da vitória Nike
Inspiradora da conhecida marca do tênis Nike, cujo criador baseou-se especificamente nesta escultura, aproveitando o sua projeção para criar o logotipo da marca.
Continuação da rua Curetes
Pode-se ver no fundo a Biblioteca de Celsius no fundo, também conhecida como Biblioteca de Ephesus.
Coluna na rua Curetes com figura
Fonte Ninpheus Traiani, ou a Fonte de Trajano
 
Fonte Ninpheus Traiani
Nesta parte central havia uma grande estátua de mármore do deus Dionísio, que foi removida e levada para o Museu de Ephesus em Selçuk.
Templo de Hadrian
Templo construído por um rico cidadão de Ephesus em honra ao Imperador Adriano( 76 a 138 d.C.), a d, e também a deusa Artemis, patrona da cidade e a um general da cidade.
 
Imagem da Medusa na porta de entrada do templo de Hadrian
Imagem de Tyche no arco principal da entrada do templo de Hadrian
Tyche era filha de Zeus e Afrodite e era uma deusa tutelar, protegia a fortuna e a prosperidade da cidade.
 Arco triunfal de Entrada do Templo de Hadrian
Pode-se ver a imagem de Tyche a deusa protetora da riqueza e da prosperidade da cidade, bem como os relevos nos frisos mostrando cenas da fundação de Ephesus.

Frisos do Templo de Hadrian
Os frisos do Templo de Hadrian, são conhecidos como ¨Frontões Sírios¨ e descrevem o mito da fundação da cidade de Ephesus, que foi feita pelo general de Alexandre Magno Lysimakhos em torno do ano de 300 a.C.. A cidade conheceu seu apogeu durante o período Helenístico e Romano e sua população era em torno de 200 000 pessoas sendo a capital e o maior porto romano da Província da Ásia.
 
Frontão Sírio do Templo de Hadrian
Arabescos nos frisos e folhas de acanto nos capiteis da colunas em exuberante estilo que chama a atenção do visitante.
 
Frontões Sírios
Imagem da Medusa na entrada do Templo de Hadrian
 
Frontões Sírios
Com imagens processionais e cenas da mitologia da criação de Ephesus.
 
 
 
 
 
 
 
A Chamada Stoa Alytarch
Com uma entrada com 4,7 m a 5,5m de amplitude datada do período antigo, cerca do Séc. IV e V d.C., de acordo com as inscrições tem ao lado duas casas com terraços ao longo da rua Curetes. A entrada construída coberta de monumentos imperiais honoríficos ultrapassava uma diferença de nível de 2,5m que se alcança via escadarias . Existe um mosaico policromático no piso com motivos geométricos e florais bem como desenhos figurativos .

                                   
Bordel ou Casa do Prazer
Já na rua de Mármore e bem no fim da rua Curetes, ficava este refinado bordel em frente a Livraria de Celsius, ou de Ephesus e próxima a Ágora inferior, isto é, em local valorizado,  movimentado e amplamente freqüentado pelas elites financeiras e sociais da cidade!O pensamento clássico, grego-romano encarava  o bordel  com uma naturalidade da qual que nós povos formados na ética judaico-cristã nunca poderemos imaginar.Nossos bordéis são apenas tolerados em locais afastados e marginalizados de nossas cidades.