Visita ao Distrito de Gálata e Karaköy
Light Railway, ou Trem Leve Sobre Trilhos.
Estamos na estação Beyazit, próxima ao Grand Bazaar. Pode-se ver o grande número de composições que chegam e saem deixando e levando multidões, neste moderno meio de transporte urbano. Acima dos prédios e das composições ,podemos ver a Torre Gálata, nosso objetivo de hoje o qual chegaremos rapidamente em razão do eficiente sistema de transporte urbano de Istambul
Tünel, Funicular Que nos Leva ao Alto da Colina
estação Itikal do Funicular em Karaköy, do outro lado do Golden Horn, que nos trouxe ao alto da colina onde está a Torre Gálata. Descemos do Light Railway, pegamos a direção deste funicular que rapidamente nos deixou no alto da colina tudo isso de forma eficiente e rápida.
Tünel/Taksim
O funicular Tünel nos leva ao alto da Colina de Gálata e imediatamente na saída temos a opção de pegar este bonde que faz o percurso da estação Istikal, onde estamos, e que nos leva até a Praça Taksim, vigoroso ponto de atração turística de Istambul, o qual visitaremos depois da Torre Gálata e faremos o percurso a pé, apenas por conveniência!
Área de Gálata
Caminhando pela área de Gálata apreciamos sua pitoresca arquitetura, com laivos do início do Séc XX e do final do Séc.XIX. Em 1261 a área de Gálata, ao norte do Porto de Karaköy foi outorgada aos Genoveses pelo Imperador Bizantino , Michael Paleogus, como prêmio pelo seu apoio em suas tentativas em desviar os Cruzados. Desde então esta área foi controlada pelos Genoveses que desenvolveram uma atividade mercantil de muita importância para a antiga Constantinopla e mesmo para a atual Istambul. A preocupação do Imperador tinha seus antecedentes quando a Quarta Cruzada em 1204 invadiu Constantinopla e realizou um monstruoso saque!
Torre Gálata
Construída em 1349, a Torre Gálata está no lugar de uma outra construída pelo Imperador Justiniano em 528, conhecida como Torre de Cristo e representava o centro de um sistema de defesa e fortificações que cercavam a cidade Genovesa.
Torre Gálata
Com 66,9 m de altura o alto da torre oferece uma visão maravilhosa e deslumbrante em 360 graus, sendo daí, a melhor forma de entender a geografia de Istambul. Foi construída pelos Genoveses e usada como prisão por Suleyman e depois tornou-se sede da Banda Militar. Após a Primeira Guerra Mundial foi convertida em farol e hoje é uma grande atração turística, onde funciona também um restaurante e uma boate.
Torre Gálata
No Séc XVII, um admirador de Leonardo Da Vinci montou uma espécie de asa delta e aproveitando ventos favoráveis saltou do topo da torre e conseguiu realizar a proeza de atravessar o estreito de Bósforo e aterrizar são e salvo em Usküdar, na margem asiática! O Sultão Murat IV(1623 a 1640), ficou entusiasmado com a coragem do aviador, mas temeroso de quem outros tentassem reproduzir o feito com conseqüências nefastas, assinou um decreto proibindo novas tentativas.
Portão de Entrada da Torre.
Torre Gálata
Saguão de entrada da torre com os seus dois elevadores. Acima dos elevadores existe um grande painel moderno de latão com figuras machetadas mostrando a Torre Gálata diante de uma série de prédios e barcos a vela navegando em torno do Porto, evocando os tempos em que os genoveses comercializavam nesta área.
Painel de latão e detalhe
Mostrando a Torre Gálata cercada de outras torres de defesa, prédios e barcos a vela genoveses em torno do porto. No Séc XIII a área de Gálata se tornara uma comunidade genovesa independente e, graças aos privilégios comerciais, floresceu nos séculos seguintes com a presença de bancos e companhias de navegação
Ponte Gálata Atravessando o Golden Horn, Vista da Torre
A Ponte de Gálata, ou Galata Köprüsü, foi construída no início do anos 90 do Séc XX, para substituir a antiga ponte, que por muito tempo foi a ligação entre as margens do braço de mar, o Golden Horn. A ponte liga o Eminönü ao Karaköy e Gálata e se carateriza pelos pescadores amadores que se alinham ao longo de seu gradil.
Eminönü na outra margem do Golden Horn
Destaca-se do cenário a mesquita de Suleymaniye Cami. Como se pode ver o Golden Horn , ou Haliç é um braço de mar com cerca de 7,5 km de extensão. Por ser protegido, era usado como porto pelos bizantinos.Quando a cidade estava sob ameaça, pesadas correntes eram atravessadas entre as duas margens impedindo a passagem dos barcos inimigos.
Ponte de Gálata
Do outro lado do Golden Horn se destaca a Mesquita Yeni Cami, a Mesquita Nova e logo atrás o Mercado das Especiarias.
Palácio Topkapi, Aya Sofya e a Mesquita Azul
Vistos do alto da Torre Gálata, do outro lado do Golden Horn.
Ponta do Serralho
A Ponta do Serralho com o Palácio Topkapi e o Porto de Sirkeci, com um navio de turismo atracado.
Golden Horn Abre-se Para o Estreito de Bósforo
Podemos ver os dois lados do Golden Horn, o Karaköy, logo abaixo da Torre e do outro lado a Ponta do Serralho. Do outro lado do Bósforo fica o distrito industrial de Üsküdar.
Estreito de Bósforo
Visto do alto da Torre Gálata. Logo abaixo o Karaköy com o terminal turístico de Karaköy com dois navios de turismo atracados. Do outro lado do Bósforo o distrito de Üsküdar.
Cúpula Interna da Torre Gálata
Com candelabro com dezenas de pontos de luz.
Restaurante no Interior da Torre Gálata.
Interior da Torre e o Nome do Restaurante.
Restaurante no Interior da Torre
Sentado numa das mesas do Restaurante temos esta vista do Distrito de Eminönü, do outro lado do Golden Horn , ou Haliç, e podemos ver o Palácio Topkapi,a Aya Sofya e a Mesquita Azul ou Sultanahmet.Os guias de turismo locais informam que desbundes são perfeitamente permitidos, segundo a atual legislação turca, sendo suficiente a pessoa se habilitar presenciando estas preciosidades...
Balcões Com Decoração do ano de 1349 e paisagem moderna do Distrito de Beyogolu.
O cenário que se tem nos balcões da Torre Gálata é de 360 graus.
Episódio Inédito na Torre Gálata
Não podemos encerrar esta apresentação da Torre Gálata, sem antes contar o voo empreendido no Séc XVII por um admirador de Leonardo da Vinci, que montou uma espécie de asa delta e, aproveitando ventos favoráveis, saltou do topo da torre, conseguindo realizar a proeza de atravessar o Bósforo e aterrissar são e salvo em Usküdar, na margem asiática! O sultão Murad IV(1623 a 1640) ficou entusiasmado com a coragem do aviador, mas temeroso de que outros tentassem reproduzir o feito com conseqüências nefastas, assinou um decreto proibindo novas tentativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário