segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Stoa de Attalos II

Stoa de Attalos II, na Antiga Ágora Ateniense
Stoa de AttalosII, Presente do Rei de Pergamos
Um pouco acima do colunata está escrito¨Rei Attalos, filho de Attalos e da rainha Apollonis¨O edifício com 120 m de comprimento e 20 de largura tem dois pavimentos  com uma segunda série de colunas e no seu interior tem 21 lojas na parte de trás e nos dois andares.
Obs. Um fato curioso ligado a esta Stoa especificamente se refere ao fato de que o filósofo Zenão( Zenão de Eléia-490 a 430 a.C.)fazia palestras sobre os seus princípios, onde evidenciava que os erros de julgamento  são produzidos pelas emoções e quem quisesse perfeição moral e intelectual não poderia se deixar dominar por elas. Esta filosofia defendida por seus discípulos passou a ser chamado inicialmente de filosofia da Stoa e posteriormente de Estoicismo, termo hoje largamente empregado para definir firmeza e austeridade .
 Stoa de Attalos II, local ¨fashion¨na Atenas Antiga
Neste amplo edifício as pessoas encontravam-se, reuniam-se e era onde se encontravam as maiores personalidades do momento, no ramo dos negócios, empreendimentos, notícias e principalmente da cultura. Neste local eram apresentados os poemas e textos elaborados da literatura, declamavam o menestréis gregos os valores e conquistas do Império Ateniense em prosa, verso e música e os filósofos apresentavam palestras sobre os assuntos mais diversos , onde a população que se reunia em torno interessada. Foi aqui que Sócrates(470 a 399 a.C.) uma vez realizou uma palestra que incitou a juventude de Atenas a adotar progressivas idéias sobre a mortalidade e a moralidade.
 
Esculturas existentes Na Stoa de Attlos
Esta é uma escultura em mármore de Apollo Patroos, do templo que ficava no lado oeste da Ágora. O seu escultor é Euphranos e foi realizado no Séc IV a.C.
 
Cabeça de um Tritão
Retirado do Odeon de Agripa e esculpido em 150 d.C.
Cabeça da Deusa Nike, a deusa da Vitória.
Escultura realizada no Séc II d.C. sendo cópia de um trabalho de Paionios do Séc V a.C.
Cabeça de Homem
De nome Herodotus, realizado no Séc II d.C.
 
 Busto retrato de Antoninus Pius(138 a 161d.C.)
 
                                              
Retrato de Trajano, 98 a 117 d.C.
Trajano(53 a 117 d.C.) foi imperador romano de 98m am117 d.C., sucessor de Nerva.Conquistou e organizou a Dácia( 101 a 107), a Arábia, a Armênia, a Assíria e venceu os Partos. Excelente administrador, realizou grandes obras públicas .
Vitória Alada Encontrada no Akroterion da parte sula da Stoa de Zeus. escultura de 400 a.C.


Interior da Stoa de Attlos
Como se pode ver  a Stoa de Attlos dispõem também de  colunatas  internas, com diversas esculturas distribuídas junto as aberturas e estas colunas. Por trás destas portas na verdade não existem nem lojas nem quiosques destinados a venderem lembranças para os visitantes, por trás destas portas existe um magnífico museu, onde estão expostas as peças originais encontradas na Antiga Ágora Ateniense, onde a Stoa de Atlos se encontra.


Retrato de um Homem
Provavelmente Aelius Verus Antonine. Séc II d.C.

                                       
 
 
A Odisséia gravada na armadura
Provavelmente retirada da biblioteca de Pantainos, vemos uma figura com a mão direita sustentando um leme e aparecendo Skylla Aiolos , a sereia e Polyphemus.

Estátua de uma deusa, talvez Afrodite. Do começo do Séc IV a.C.
 
 
                                         
Relevo Votivo
Dedicado a Pan e as Ninfas . Esculpido por Neoptolemos de Melite em 330 a.C.


 
Vitorioso Corredor
A corrida nos jogos penatenaicos, onde um guerreiro vitorioso manobra uma biga em alta velocidade. Séc IV a.C.

 
Relevo Comemorativo
A vitória da Tribo Leontis numa disputa de cavalaria. Começo do Séc IV a.C.
 


 
 
 
 
 
Stoa de Attlos e a disposição das esculturas no exterior do museu da Ágora de Atenas
 
Stoa de Attlos com sua colunata externa e interna
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário