domingo, 2 de dezembro de 2012

Templo de Hephaistos na Antiga Ágora

Hephaiston, O Templo de Hephaistos
Templo do deus do sorriso inextinguível
Hephaistos ou Hefaísto ou Hefestos era o deus grego do fogo, conhecido pelos romanos como Vulcano.Contudo Hephaistos era um deus coxo. Por tentar socorrer sua mãe Hera que brigava com Zeus, foi por este jogado do Olimpo no espaço vazio, caindo Hephaistos sobre a ilha Lemnos e ficou aleijado.Era motivo de chacota de seus irmãos imortais em razão de suas limitações físicas e era também  infeliz no seu casamento com Afrodite que o traia com Ares. Mas Hephaistos construiu uma rede invisível em torno de seu próprio leito apanhando de surpresa o casal de adúlteros.Depois deste episódio Hephaistos ficou com seu eterno sorriso inextinguível!
                                  
Templo Com Colunata Externa Dórica
O Templo de Hephaistos foi construído entre 460 a 415 a.C., no topo da Colina Kolonos Agoraios e o seu arquiteto é desconhecido. O Templo foi consagrado em honra a Hephaistos como também a deusa Athena Ergane padroeira dos vasos e objetos de cerâmica em geral. O Templo está coberto com o valioso Mármore Pantélico.Esta é a face oeste e no seu frontão estavam esculturas que descreviam a deificação de Héracles.
 
Templo Transformado em Igreja
O Templo foi convertido no Séc VII d.C. numa igreja, a igreja de St.George Akamas e no começo do Séc XIX ela foi usada como cemitério para  protestantes e europeus voluntários que morreram na guerra da Independência Grega de 1821 e assim permaneceu até 1834, quando foi usado como local de recepção e boas vindas ao novo rei da Grécia Otto.Então em 1934,  foi transformado em museu.
 
Colunata Sul e os Frisos Acima do Pronaos
Os frisos acima do Pronaos no lado sul mostra os Trabalhos de Teseus, o príncipe da Atenas que matou o Minotauro no labirinto do rei Minos em Creta.  
 
Frisos da Parede Sul do Pronaos
Mostrando os Trabalhos de Teseus.
 
Interior do Templo
O interior do Templo é bem amplo e tinha o Pronaos e o Santuário Interior. O Pronaos era a parte anterior do templo e no Santuário Interior, era onde estavam as estátuas dos dois deuses Hephaistos e Athena Ergane.
 
 
Frio Acima do Pronao na Parede Sul
Mostrando a batalha entre os Lapitas e os Centrauros. Próximo a entrada para o Templo de Ephaistos existe uma bairro em Athenas que se chama Thission, ou Teseu para nós, onde existem bares, cafés e restaurantes para atender uma clientela exigente disposta a se divertir. Recomendo que o visitante não deixe de conhecê-lo, pois poderá se arrepender.
 
Colunata Sul e as paredes do Pronaos
Como se pode ver no alto existem espaço para a aplicação de Metóps, os quais são dedicados aos doze Trabalhos de Hércules.
 
 
 
Fachada Oeste
Onde os Metóps apresentam os Doze Trabalhos de Hércules. Esta esculturas primitivas e originais hoje estão preservadas no Museu da Stoa de Attlos
 
Fachada Oeste
Com o seu espetacular conjunto de colunas dóricas.
 
 Metóps da Fachada Oeste
Mostrando os Doze Trabalhos de Hércules, sendo que os originais estão guardados no Museu de Stoa de Attlos, aqui próximo, dentro da Antiga Ágora.
                            
                                                    
Reconstituição das estátuas de  Bronze de Hephaistos e Athena
Desenho que reconstitui as estátuas de bronze do deus Hepaistos e da deusa Athena Ergane que haviam dentro do Hephaiston, que segundo se acredita foram forjadas por Alkamenes entre os anos de 421 a 415 a.C.
                            
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário