Erechtheion
Um prédio muito intrigante
Erechtheion é o nome dado em honra ao rei Erechtheu,rei lendário de Atenas. Logo que entramos na Acrópole, depois de ter passado pelo Propileu, vemos à esquerda o Erechteion, com seu estranho orientalismo. Foi iniciado depois da morte de Péricles(495 a 429 a.C.), por iniciativa dos conservadores receosos que os antigos heróis Erecteu e Cécrops, a Athena do antigo templo e as serpentes sagradas viessem punir a cidade por ter construído o Partenon em outro lugar.
Erechtheion um templo com variados objetivos
O prédio foi construído entre 421 a 406 a.C. e percebe-se que não tem uma unidade, por ser destinado a diversos objetivos . Uma das alas foi dedicada a Athena Polias e passou a abrigar-lhe a antiga imagem de madeira que dizia-se ter caído do céu e era guardada no templo anterior. Uma outra ala foi devotada a Erecteu e a Poseidon. A nave, ou cella, ao invés de ser cercado por um peristilo( conjunto de colunas em torno de um edifício) como o Parthenon, apóia-se em três pórticos separados e cada pórtico tem uma direção.O Pórtico Sul,o mais famoso, é o Pórtico das Donzelas, ou Cariátides( os atenienses as chamava de korai, ou donzelas )
Pórtico Leste
Ergue-se por esbeltas colunas Jônicas e eram bem diferentes do que as do Parthenon, que eram colunas dóricas. A partir da construção deste pórtico com colunas Jônicas esta ordem arquitetônica passou a ser usado nos empreendimentos posteriores.
Colunas Jônicas do Pórtico Leste
O capitel da coluna jônica tinha uma voluta em forma de pergaminho. Acima desta coluna temos o entablamento formado por uma arquitrave lisa, porém logo acima ficava o friso com desenhos e esculturas. Completando o entablamento temos a parte superior que funciona como uma moldura, que é chamado de cornija.
Cariátides
Colunas Jônicas do Pórtico Leste
Pode-se perceber além dos capitéis com volutas em forma de pergaminho, as esbeltas colunas tem uma base, no pé de cada coluna,.
Colunas Jônicas do Pórtico Norte
O pórtico norte, também com colunas jônicas dá acesso a nave ou cella. Na nave se erguia a primitiva estátua de madeira da deusa Athena e também ficava a Grande Lâmpada, cujo fogo jamais se extinguia. O artista que realizou esta grande lâmpada foi Calímaco, considerado o Cellini grego, que a adornou com folhas de acanto moldadas em ouro e capitéis coríntios.
Pórtico Norte
Que dá acesso a Cella ou Nave, onde ficava a antiga imagem da deusa Athena e a Lâmpada de Calímaco
Pórtico Oeste e Oliveira de Atena
Existe uma oliveira plantada ao lado do Erechteu, com a finalidade de lembrar que foi aqui que Atena ganhou a competição com Poseidon ao plantar a Oliveira que gerou riqueza para Atenas e a Grécia. Segundo a lenda Poseidon teria deixado marcada com o seu tridente, uma rocha no Erechteion.
Nenhum comentário:
Postar um comentário