quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Konya

Museu Mevlânia
Com a sua característica torre verde estriada , vem a ser a primeira sede da seita dos derviches Mavlevi. Calaleddin Rumi, que mais tarde veio a ser conhecido como Mevlâna, nasceu em Balkh na Ásia Central em 1207. Aos 20 anos, após ter uma visão de aviso, convenceu seu pai a deixar Balkh e viajar para a Ásia Oriental, o que providencialmente evitou que sua família fosse massacrada por saqueadores mongóis. Eles se estabeleceram em Konya, onde posteriormente Calaleddin Rumi emergiu como líder  da seita mística e heterodoxa Sufi. 
 
 
A Torre Verde Fica Bem Acima do Túmulo de Calaleddin Rumi
Calaleddin Rumi, além de liderar a seita Sufi traduziu a obra prima de uma poesia devocional persa, a Mathnavi. Este foi um massivo trabalho abrangendo diversos volumes e que tratava da separação de Deus, em razão de nossa existência na Terra e o desejo ou a ânsia em realizar esta reunião, mesmo antes da morte do corpo.
 
A Tekke e a Semahane
A Tekke é o local de ensino espirituais e de meditação . A Sema é a dança cerimonial dos derviches e a Semahane é  o prédio   redondo onde se pratica esta dança .Quando Calaleddin Rumi morreu em 17 de dezembro de 1273, seu nome era largamente conhecido como Mevlâna. Mevlâna instruía seus discípulos a perseguir a verdade e a beleza, e evitar a ostentação e praticar a infinita tolerância, o amor e a caridade.
 
Estelas de Túmulos
O Presidente Atatürk, o Pai da Pátria Turca, de nome Mustafá Kemal Paxá(1880 a 1938), que realizou a modernização do Estado Turco depois da Primeira Guerra Mundial, baniu  a ordem Sufi em 1925 em razão da influência política dos derviches que se propagou durante os vários séculos desde a morte de Mavlevi.
 
Túmulos de Notáveis da Ordem Sufi
Entre outras pessoas enterradas no pátio junto ao  Mavlâna Müzesi estão os pais de Mavlâna e outros notáveis da ordem.
 
Vestíbulo do Mausoleum
O Mausoleum é um lugar de peregrinação e para ingressar nele é necessário vestir sacos plásticos nos sapatos . As mulheres precisam cobrir a cabeça e recebem saias que cobrem as pernas no caso de estarem com roupa insuficiente. Estas saias, são distribuídas gratuitamente na entrada e serão devolvidas depois, na saída.Trata-se de um lugar de oração e recolhimento e portanto achei até inadequada a presença de turistas curiosos em meio daquela devoção religiosa, embora os fiéis manifestem grande tolerância e consideração ao ¨gavur¨, isto é o infiel. Devo dizer assim que, apezar desta tolerância sentí-me inadequado,  como se nós não devêssemos estar ali. Além deste cômodo mostrado na foto não  mais são permitidas fotografias dentro do Mausoleum.
 
 
 
Portão de entrada do Mevlana Müzesi( Mevlana Museum) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário