quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pamukkale à Konya

Saindo de Pamukkale e Viajando pela Cappadocia
Piscina do Hotel em Pamuikkale Köyö
Além dos belos prédios dos vestiários, banhos e saunas o hotel oferece uma belíssima piscina. Acima está uma outra piscina abastecida com as águas termais dos Terraços Travertinos de Pamukkale.
 
Construção com os Estalactites das Piscinas Naturais de Pamukkale
Esta parte do prédio com uma piscina elevada abastecida com as águas termais dos Terraços Travertinos de Pamukkale e que por isso emite vapores condensados pelo frio da manhã.

Passando Pelos Terraços Travertinos de Pamukkale
Saímos do hotel antes do sol nascer com a luz da aurora iluminando escassamente a paisagem da Caria Antiga. Porém os Terraços Travertinos de Pamukkale destacam-se por sua brancura, seu vulto esbranquiçado e fantasmagórico.
 
Taludes dos Terraços Travertinos de Pamukkale
Seus altos taludes brancos como o de um iceberg destacam-se na penumbra na hora antes do amanhecer.
 
 
Encostas Brancas de Pamukkale
Passamos roçando as encostas brancas de Pamukkale que se erguem centenas de metros acima de nós!
 
 
Na Base das Encostas de Pamukkale a Vegetação Resiste e Subsiste
Acho que nunca mais vou presenciar um fenômeno da natureza como esse, tão inédito e extraordinário!
 
 
O raiar do Sol traz o dia e uma nova realidade, na Anatólia Central
Saímos da Antiga Cária e pentramos na Anatólia Central, terra repleta de histórias milenares. Assim como um dia que começa, parece que começamos também a conhecer alguma coisa sobre uma nova dimensão da história de nossa civilização.
¨Vago, solúvel no ar, fico sonhando
E me transmuto...iriso-me...estremeço...
Nos leves dedos que me vão pintando!¨
 
                                        
Os campos cultivados da Anatólia Central
Depois da cadeia de montanhas extendem-se planícies, aradas, cultivadas onde o verde é o resultado da germinação do grão plantado.
Estamos próximos a cidade de Afyon e para quem não sabe,um quarto da produção mundial de OPIUM  é cultivado nesta área. Entre os meses de maio a junho as papoulas são bastante visíveis nesta área.( Estamos no dia 25 Outubro 2011).
 
 Vulcão Mt. Davraz( 2635 m)
Esta região é conhecida como ¨Lakeland¨, ocupada durante a idade do bronze pelos Hititas(II milênio a.C.), que era um povo indo-europeu e  fundou por aqui, na Anatólia Central, um poderoso império que veio a desparecer nos Séc. XIII e XII a.C.
 
Alguns trechos da Paisagem Parecem bem Desolados
A cor amarela da vegetação  de uma área sem chuva, mas que já apresenta a copa de algumas árvores avermelhadas com a aproximação do outono.
 
 
Monte Barla, com 2 799 m
Nestas áreas montanhosas da Anatólia Central encontramos várias montanhas que embelezam a paisagem. Mas também eram o lar do povo Pisidians, um povo montanhês com fama de uma independência feroz e que atuavam como soldados mercenários no Mediterrâneo Oriental. Suas cidades eram estrategicamente situadas  e muito difícil de serem dominadas e Xenofonte(430 a 355 a.C.) os descreve como arruaceiros que mantinham suas cidades livres da dominação persa.
 
 
 
 
 
Paisagem Montanhosa da Anatólia Central
 
 

Paisagem Desolada Com a Vegetação Amarelada e Ressecada com a Falta de Chuvas
 
 Paisagem Desolada na Anatólia Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário