quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mesquita Yeni Cami, em Istambul

 
Nova Mesquita ou Yeni Cami
Yeni Cami
A Nova Mesquita, fica bem em frente a entrada principal do Mercado das Especiarias ou Misir Çarshisi.Foi projetada por um discípulo de Mimar Sinan e as obras da mesquita começaram no final do Séc XVI, financiadas pela Valide(Mãe do Sultão) Safiye Sultan, mãe de Mehmet III. Com a morte do Sultão as obras tiveram que ser suspensas e só foram retomadas 70 anos depois, sob o patrocínio de uma outra Valide, Turban Hadice, mãe do Mehmet IV, sendo concluída em 1663. Safie Sultan era uma mulher muito forte e governou com mão de ferro o império através de seu  filho Mehmet III, que segundo a história era muito fraco.
 
 
 
Mesquita Valide Sultan Cami
O seu nome oficial é Mesquita Valide Sultan Safi, mas ficou conhecida como Nova Mesquita, pelo fato de ser posterior aos exemplos clássicos do arquiteto Mimar Sinan e da Mesquita Azul, das quais manteve os ´princípios arquitetônicos.

                                     
Abóbadas Ricamente Pintadas
Com certeza a primeira coisa que se faz é olha para cima para ver a abóbada da mesquita, cercadas de semi-domos depois dos arcos de sustentação, apoiados pelas quatro pilastras fundamentais.
 
                                     
Ampla Nave
A ampla nave é iluminada por um candelabro circular com inúmeras fontes de luz, difundindo perfeitamente a luz em seu interior.
 
Salão do Muezin
Onde o Muezin aguarda para avisar o horário das cinco orações que o muçulmano está obrigado a realizar todo o dia.O Muezin normalmente subia aos minaretes para dar o aviso com sua própria voz, porém hoje, como pude observar este sinal é dado através de um sistema de som.
 

Painéis Com os Nomes de Alá
São 99 os nomes de Alá, que manifestam seus atributos. O centésimo nome de Alá, segundo o Alcorão será revelado, quando então, mesmo sendo cristão católico, espero que todas as religiões acolham esta revelação em nome da harmonia e boa vontade entre os filhos de Deus.
 
Cantos da Abóbada
Com painéis de caligrafia com um dos 99 nomes de Alá.
 
 
 Semi-Domo
O Domo principal da Mesquita está sustentado em arcos apoiados em quatro Pilastras de Sustentação. Em cada arco também se apóia um semi domo que assim cria um efeito típico dentro dos princípios arquitetônicos definidos por Mimar Sinan, o genial arquiteto da Mesquita Azul.
 
 
Arcos Decorados e os Cantos dos Semi-Domos
A riqueza da decoração artística da mesquita é muito grande como podemos apreciar por este pequeno trecho.O dourado, o vermelho e a sofisticada pintura reticulada causa um efeito de surpresa
 
 Amplas Paredes
Com a sustentação da estrutura nas quatro pilastras principais as paredes podem ser leves, amplas e com um número muito grande de janelas, cujos vidros são coloridos com vitrais.
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário