terça-feira, 2 de abril de 2013

Palácio Topkapi em Istambul-II-

Visita ao Palácio Topkapi-Segundo Pátio ou Ortakapi-
Ultrapassando o Portão Ortakapi ou Portão do Meio
Para chegar ao Segundo Pátio é necessário atravessar o Portão Ortakapi, Portão do Meio ou Bab-üs Selam, o Portão das Saudações, mas o seu nome mais popular é Portão Ortakapi. Este portão foi construído pelo Sultão Süleiman o Magnífico em 1524. A partir deste portão só o Sultão podia continuar a cavalo. Os demais seguiam respeitosamente a pé.
Divan Meydani ou Segundo Patio
È onde a uma sensação de repouso nos invade, arvores centenárias e alamedas de cedro no oferecem um ambiente repousante.Este pátio era conhecido também como Pátio dos Janissários ou Pátio das Procissões.Os Janissários, conhecidos também como Janizaros, eram soldados de elite do exército turco, e formavam a guarda do Sultão .Recrutados entre os Séc XIV ao Séc XIX, entre as crianças dos povos subjugados,  faziam uma seleção rigorosa, a chamada devshirme seleção esta que procurava  entre aquelas, as com capacidades e qualidades incomuns. Estes meninos eram convertidos ao Islã , recebiam uma educação de excelência e eram submetidos a uma meritocracia que representava um possibilidade de ascensão social .
 
Alpendre com Arcos Ogivais e Colunas Finas
A esquerda da entrada, do portão Ortakapi podemos ver este alpendre com arquitetura oriental tipica, onde existem diversas lojas de lembranças para os turistas visitantes do Palácio.
  
 Divan Meydani ou Segundo Patio
Velhos cedros e arvores de plátanos, canteiros com arbustos de rosas e trilhas sombreadas. O publico aproveita a sensação de repouso e espalha-se pelas alamedas de antigos ciprestes.
 
Ala das Antigas Cozinhas
A direita da entrada do portão Ortakapi podemos ver entre as arvores  os alpendres das antigas cozinhas.
 
 
Ala das Antigas Cozinhas
As antigas cozinhas eram uma parte muito importante do palácio, pois em ´´epocas normais transitavam cerca de 5 000 pessoas, numero este que triplicava durante o período do Ramadã.
  
O Tesouro Interior
O Tesouro interior e um vestíbulo com seis domos que apresenta armaduras Otomanas e europeias. E um edifício ainda construidor ao tempo de Mehmet II o Conquistador de Constantinopla. 
 
 
 Entrada Para o Harém
A esquerda da entrada de Ortakapi podemos ver esta entrada muito movimentada, que e a bilheteria da entrada dos haréns. E chamado também de Portão das Carruagens, erguido em 1588 ,era onde as carruagens aguardavam as mulheres de serralho para os passeios habituais.Uma das figuras mais fortes dos Haréns eram as Valides, que era o tí8tulo conferido a mãe do Sultão em exercício. Seu ´poder era imenso sendo reverenciada igualmente por aliados e adversários. O povo dizia : ¨Todo o bem e todo o mal vem da rainha Mãe¨.
 
 
Kubbeali ou o Pavilhão do Divan
A esquerda do patio, e um projeto do arquiteto Mimar Sinan(1489 a 1588), gênio contemporaneo do renascentista italiano Miguel Angelo,no qual o Divan, o Conselho de Ministros do Sultão presidido pelo Grão Vizir. O Sultão não comparecia, mas podia acompanhar as sessões através de uma janela com treliças bem acima do trono do Grão Vizir.
 
Kubeali, o Pavilhão do Divan
Suntuosos forros e beirais dourados apoiados em colunas finas na forma de tronco de palmeiras, projetados em estilo oriental.
 
 Kubeali, o Pavilhão do Divan
Com janelas na forma ogival, decoração em ouro e grades forjadas com grades em arabescos e douradas, tudo isso para que o divan resplandecesse e demonstrasse a todos que alí era o palco do poder.
Kubeali,o Pavilhão do Divan
entrada do Pavilhão do Divan, com aberturas em forma ogival, grades douradas com decoração em porfírio e mármore aplicados sobre a porta
 
Arcos e Beirais com Decoração Dourada Suntuosa sobre Fundo Verde
 
 
 
Portão de Entrada do Divan, com grade e portalada dourada com aplicação acima da porta em porfírio e mármore. 
 
Quadro Dourado Com Caligrafia também em Dourado Sobre Fundo Preto e acima do Quadro a Tugra do Sultão.              
Interior do Kubeali ou Pavilhão do Divan
O interior do Pavilhão do Divan apresenta uma sofisticada decoração, combinando painéis de madeira, aplicações em gesso dourado e elementos muçulmanos e de poder.
Abóbada e Painéis de Madeira
Abóbada decorada com moldura dourada e painéis de madeira. A direita podemos ver no quadro a Tugra do Sultão.
 
                         
Abóbada com janelas redondas, decoração reticulada e moldura dourada.
 
 
Salão de Reunião
Salão de Reunião dos Ministros com a Janela de treliças acima do lugar do Grão Vizir por trás da qual o Sultão ouvia as discussões e debates dos ministros.
 
 
Salão de Escritórios do Kubeali ou Pavilhão do Divan
O pessoal de apoio trabalhava neste Salão, assim como eram guardados os arquivos e ficava o Gabinete do Grão Vizir.Com amplas e luminosas janelas em forma de ogiva e belíssima e sofisticada decoração de tons escuro de pastel exacerba o estilo oriental do ambiente.
 
Cúpula dos Escritórios de Apoio do Kubeali, o Pavilhão do Divan.
 
 Amplas Janelas em Ogiva e Pintura Reticulada em Tons Escuros de Pastel
 
 
Parque Em Frente ao Pavilhão do Divan
Estes parques que ocupam os pátios da Palácio são comumente chamados de Jardins de Topkapi
 
 
Portão da Felicidade, ou Bab-I- Saadet
Fica entre o Segundo Pátio e o Terceiro Pátio. é conhecido também como o Portão dos Eunucos Brancos, pois estes resguardavam seu acesso cujo trabalho era mais ligado as suas funções no harém.
 
 
Entrada do Portão da Felicidade
Com um portal de mármore decorado com a Turga do Sultão não só dos lados como acima e também uma placa com decoração de caligrafia. Diante deste portão repetiram-se sucessivas cerimônias de coroamento dos sultões otomanos. 
 
Local do Sagrado Estandarte
Encaixe para o Sagrado Estandarte em frente ao portal do Portão da Felicidade.A coroação sucessiva dos sultões era feita diante deste Sagrado Estandarte.
 
 
Turga do Sultão Acima do Portal
 
Portão da Felicidade Com Painéis de Paisagens
Hoje, este Portão serve de pano de fundo à montagem da ópera de Mozart, O Rapto do Serralho, que é encenada durante o Festival Internacional de Istambul.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário