quarta-feira, 3 de abril de 2013

Palácio Topkapi em Istambul-III-

Visita ao Palácio Topkapi-Terceiro Pátio- 
 
Salão do Trono ou Arz Odasi
Logo que saímos do Segundo para o Terceiro Pátio através do Portão da Felicidade nos deparamos com o Salão do Trono. O edifício foi construído no reinado de Selim I, e era neste salão que o Sultão aguardava os resultados das sessões do Divan para dar o seu consentimento ou fazer novas propostas.
 
 
O Público Entra em Grande Número No Salão do Trono
O Salão do Trono é conhecido também como Salão de Audiências e era onde o Grã-Vizir, após as reuniões do Divan, apresentava ao Sultão o relato fiel da reunião respondendo às eventuais perguntas. O Salão de Audiências era o local ondem ilustres, tais como embaixadores Junto a Porta Sublime, eram recebidos.
 
Interior do Salão de Audiências
Os visitantes ilustres jamais podiam dirigirem-se diretamente ao Sultão, devendo comunicarem-se por intermédio do Vizir, o único que falava diretamente com o Padishah, título superlativo do Sultão.
Na imagem vemos em primeiro plano uma vitrine com objetos notáveis e logo atrás a cama onde se reclinava o Grão-Vizir, durante as audiências com os visitantes ilustres.
 
 
Cobertura do Trono do Salão do Trono
Fim do Séc XVI. Bordado com fio de ouro e tecido em seda e brocado. Ornamentado com pérolas, rubis, esmeraldas e adornadas com placas de ouro. 
 
 
Cortina de Veludo
Do final do Séc XIV. Bordada com fio de ouro, seda .
 
 
 
Salão do Trono
Cama onde se reclinava o Grão-Vizir durante as audiências dos Visitantes Ilustres.
 
 
Salão do Trono
 Teto Com decoração Dourada
                                    
Museus de Topkapi
Nestas arcadas ficam a entrada para os diversos museus da Palácio Topkapi, O primeiro deles o Enderum é onde mostram os trajes dos sultões, sempre confeccionados com ricos materiais como, sedas, brocados e tecidos bordados a ouro e pedras preciosas.. Logo após vem o Tesouro Imperial, na primeira sala ficam os tronos cerimoniais, sendo alguns espetaculares. Nas salas seguintes estão expostos os magníficos adornos de turbantes, adagas cravejadas e pedras preciosas e diferentes peças com finos trabalhos de ourivesaria e pedras preciosas. Nós entramos em todos os museus e vimos todas estas coisas maravilhosas, porém não é autorizada a fotografia, o que nos impediu de trazer qualquer imagem do interior destes museus.
 
Biblioteca de Ahmet III
No meio do Terceiro Pátio. Suas fachadas são de mármore branco.
 
 
                                    
Restaurante Konyali
Logo depois dos Museus de Topkapi,  este restaurante na verdade fica no Quarto Pátio que se chega sem atravessar portão nenhum como nos outros. é um restaurante muito bem situado, com vistas espetaculares para o Bósforo e Mar de Marmara e que procura manter um padrão oriental em seu atendimento 
 
Vista do Bósforo a Partir do Restaurante Konyali
As mesas do restaurante são colocadas juntas a amurada que se debruça sobre o Bósforo o que confere ao local vistas espetaculares como esta, na direção da Ponte Atatürk.
 
Vista do Bósforo a Partir do Restaurante Konyali
Podemos ver o grande trânsito através do Bósforo e ao fundo a ponte Atatürk, que liga a parte asiática a parte Européia de Istambul.
 
Aberturas para o Bósforo
No interior do restaurante existem mesas junto às janelas de tal sorte que pode-se ter cenários maravilhosos
 
Garçonete do Resturante Konyali
O restaurante mantém seu caráter típico, trajando suas garçonetes com as autênticas roupas orientais. A moça, que estava trabalhando muito, teve para  conosco muita consideração e deferência pelo nosso pedido para que posasse para a foto!Observem-se a grande doçura e encanto registrados em seu gesto de contentar o pedido de um casal de velhos 
 
                                  
Restaurante Konyali e sua grande clientela.
Pode-se ver que o restaurante tem uma grande procura, formada principalmente pelos visitantes do palácio Topkapi.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário