segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mar de Mármara e Dardanelos

Mar de Mármara  

                             
Vista do Mar de Marmara
Saímos de Istambul, cuja cidade se estende dos dois lados do Estreito de Bosphorus( Bósforo), e seguimos pela margem norte do Mar de Mármara , uma amplo e bela expansão de mar existente entre os estreitos de Bósforo e Dardanelos, na direção da cidade de Gelibolu, onde atravessaremos o estreito de Dardanelos para visitar as ruínas da Cidade de Tróia. A viagem se dá por vários quilômetros com belos cenários do Mar de Marmara.

                              
Balneários nas Praias do Mar de Mármara
Confortáveis construções balneárias aparecem às margens norte do Mar de Mármara.
 
Porto de Gelibolu
Gelibolu é um movimentado porto onde os ferries atravessam o estreito de Dardanelos em direção a cidade de Lapseki, na margem sul do estreito.A cidade de Gelibolu foi fundada pelos antigos gregos como Kallipolis e tem uma posição estratégica, pois serviu como base Anglo-Francesa na Guerra da Criméia(1854 a 1856) e detém uma importante Base Naval turca  .
 
 
 
Porto Pesqueiro de Gelibolu
O pitoresco porto pesqueiro de Gelibolu é cercado por atraentes restaurantes e cafés às margens desta enseada repleta de barcos atracados. 
 
 
Restaurante às margens do Porto Pesqueiro de Gelibolu
Repleto de clientes que tem maravilhosas vistas enquanto comem.Almoçamos neste restaurante que oferece boa comida no estilo buffet, mas com pratos escolhidos e prontos, bem como sobremesa e um bom vinho.
                          
                             
Cenário do Estreito de Dardanelos
Visto pelas janelas do restaurante.Esta foi a primeira de uma seqüência extraordinária de imagens do Estreito de Dardanelos!
]
                              
Movimento dos Ferries
Podemos ver também da janela do restaurante este grande movimento dos ferries entre Gelibolu e Lapseki.
 
 Torre de Pedra
Grande Torre de Pedra na margem do Porto Pesqueiro, que vem a ser um remanescente das antigas fortificações da Bizantina Kallipolis.



Monumento a Mustafá Kemal
Herói turco na batalha contra os aliados, vencida pelos turcos, em torno da Península de Gallipoli, durante a Primeira Guerra Mundial. Em Novembro de 1914 uma armada Anglo-Francesa tentou desembarcar na península de Gallipoli uma força anfíbia formada por anglo-Australianos e anglo Neo-Zelandeses, bem como franceses.O ataque visava abrir um caminho para sustentar o exército russo que sofria grandes perdas nos confrontos com os alemães.Porém os aliados foram derrotados e retiraram-se em janeiro de 1916. Por este motivo foram muitas as mortes de ambos os lados e  os Campos de Batalha de Gallipoli são visitados hoje em dia por muitos Australianos e Neo-Zelandeses, que tem neste exemplo histórico um antídoto contra aventuras militares, a exemplo de quando foram instados a enviar tropas para a guerra do Vietnam e se recusaram! O herói Mustafá Kemal chegou a Presidência da República onde executou inúmeras reformas modernizadoras do Estado Turco.




















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário