quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Casa da Virgem Maria

      Visita a Casa da Virgem Maria em Ephesus
Entrada do Santuário de Meryemana Evi
Casa da Virgem Maria, em Ephesus. No alto da encosta da colina de Ephesus cuja subida está na direção da  entrada de cima do Sítio Arqueológico de mesmo nome. Aqui está o Santuário de Meryemana, um monumento a piedade e a fé. Segundo a fé dos cristãos ocidentais, a Mãe de Deus acompanhou São João Evangelista, quando ele deixou a Palestina, na metade do primeiro século e se dirigiu para a antiga cidade de Ephesus.O Santuário é local de peregrinação tanto para cristãos como para muçulmanos, para quem ¨Meryemana¨Mãe Maria é também uma Santa. 
 
Caminho que Leva até a Casa da Virgem Maria
Com diversas placas contendo textos em inúmeros idiomas descrevendo as provas que confirmam este local como a casa onde a Virgem Maria morou, acompanhando a permanência de São João, o Evangelista em Éfeso.
 
Primeira Visão da Casa da Virgem Maria
Entre as árvores surge a Casa da Virgem Maria. O local foi descoberto depois que uma freira alemã sonhou com o local e escreveu um livro ,cuja descrição levou os arqueólogos a descobrir os seus remanescentes. A casa então foi restaurada de acordo com os indícios arqueológicos de seus relíquos.
Fachada da Casa da Virgem Maria
No século XIX apareceu um livro chamado ¨A Vida da Virgem Maria¨, baseado nas revelações de um freira alemã de nome JJ Amada Catalina Emmerich, que sem nunca ter vindo neste lugar, o descreveu com surpreendente exatidão. Ela  se refere a Colina De Éfeso e a casa onde a Santíssima Virgem morou nos seus últimos anos.Em razão destas afirmações preparou-se uma expedição científica em 1891 que durante seus trabalhos encontrou  neste lugar  as ruínas  tal como havia descrito Catalina Emmerich.
 
Provas da Última Morada da Santíssima Virgem Maria
Existem algumas provas apresentadas em favor da tese de que foi aqui a última morada da Santíssima Virgem Maria, como por exemplo:
-Provas Derivadas das Sagradas Escritura: São João diz em seu Evangelho que o Senhor Jesus Cristo, antes de morrer, confiou sua Mãe dizendo:¨Aquí está Sua Mãe¨Os Atos dos Apóstolos descrevem  que depois da morte de Jesus Cristo  desencadeou-se uma grande perseguição contra os cristãos, onde Santo Estêvão foi apedrejado no ano 37 d.C. e Santiago decapitado no ano de 42 d.C.Ao mesmo tempo os Apóstolos se espalharam pelo mundo para pregar o Evangelho. São João veio para a Ásia Menor provavelmente em razão da perseguição e trouxe com ele a Virgem Maria.
 
Casa da Santíssima Virgem Maria acima e a Fonte Sagrada abaixo
A Casa da Santíssima Virgem Maria fica numa posição dominante e podemos ver inúmeros peregrinos e turistas aglomerados em frente a casa.
As provas Históricas que confirmam ser esta a Última Morada da Santíssima Virgem são as seguintes:
-O Túmulo de São João Evangelista em Éfeso. O Concílio Ecumênico de 431 realizado em Éfeso,em documento que referia-se a Nestório, que afirma :¨Depois de ter chegado a Éfeso, ali onde São João o Teólogo e a Santíssima Mãe de Deus...¨ 
-A Tradição Oral dos Fiéis Ortodoxos do povoado de Kirkince. Descendentes dos primeiros cristãos de Éfeso, que fazem peregrinações anuais para celebrar a Dormição da Virgem Maria  onde segundo seus antepassados acreditavam que Ela teria vivido e morrido, local este que  chamavam ¨PANAGHIA KAPULU¨.
-A Capela. Foi construída sobre os restos da Casa da Santíssima Virgem. As fundações são do Séc. I a IV. Uma parte do edifício porém é do Séc VII, e a última restauração se deu em 1951.
 
                           
Fonte Sagrada
Os fiéis e turistas costumam se abastecer destas águas sagradas , transportando  estas garrafas consigo para suas casas.
 
Paredão de Pedra Com Súplicas
Logo ao lado da Fonte Sagrada  fica este paredão de pedra que segundo a crença geral,  funciona como o¨ Muro das Lamentações¨do Templo de Herodes em Jerusalém. É um local onde são afixados pedidos, orações e agradecimentos de graças alcançadas.  Estas súplicas religiosas são praticadas por diversos grupos , como cristãos católicos e protestantes,ortodoxos, e muçulmanos. Este último grupo considera a Virgem Maria uma Santa, a Meryemana , a Mãe Maria.
 
O Alcorão tem inúmeras passagens sobre a Virgem Maria
Existem extratos do Alcorão a respeito da Virgem Maria, como ¨Maria, Deus a escolheu, e a purificou, Ele a escolheu acima de todas as mulheres¨Capítulo 3,verso 42. ¨Oh Maria, obediente a seu Senhor, se prostrando e curvando-se diante Dele.¨Capítulo 3, verso 43.¨  E ela que guardou sua virgindade, então nos sopramos sobre ela , Nosso Espírito e indicamos seu filho para ser um sinal entre os seres¨Capítulo 21, verso 91.Portanto o que nos surpreende entre as religiões são as suas semelhanças e não suas diferenças, o que nos aponta para o caminho da tolerância!
 
Placas no Caminho da Casa de Maria
As placas com as mais diversas tendências religiosas, apresentam, em inúmeros idiomas, suas mensagens. Estamos num país de maioria islâmica , constitucional e com governo laico. Demonstra assim a Turquia sua crença nos elevados princípios de tolerância, baseados em verdadeiros fundamentos democráticos.
 
Placa com mensagens de inúmeras vertentes religiosas
Do outro lado da placa, com o texto voltado para o caminho, apresenta mensagens com as mais diversas tendências religiosas e em inúmeros idiomas. A visita a Casa da Virgem Maria, Meryemana é antes de tudo uma lição de paz e tolerância religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário