terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Izmir a Kuzadasi

                                                        Izmir até Kuzadasi
Bairro de Alsancak na margem da baia de Izmir.
Alsancak apresenta inúmeras e suntuosas mansões do Séc XVIII e XIX, que pertenceram a comerciantes europeus.Ele lembra um lado violento na história de Izmir, que foi sua reconquista. Logo após a Primeira Guerra, forças gregas provocaram temerariamente as forças nacionalistas turcas do Presidente Atatürk que efetuaram a  reconquista de Izmir em 9 de setembro de 1922! O processo de reconquista foi violento, ao modelo de uma jihad, a guerra santa muçulmana, onde durante trés dias os habitantes foram massacrados, assassinados e saqueados. Setenta por cento da cidade foi queimada até o chão e milhares de não-muçulmanos morreram. Cerca de 250 mil refugiados juntaram-se na margem do cais enquanto os navios, Americanos, Britânicos, Franceses e Italianos permaneciam inutilmente ao largo e recusaram o salvo conduto que só foi concedido no terceiro dia! 
 
 
Deixando Izmir
Saindo em direção sul, percorrendo uma estrada litorânea, vamos deixando Izmir para trás com lembranças de sua arrebatadora beleza, o ímpeto de sua população diante do momento e a nítida modernização desta sociedade buscando o seu destino. Deixamos para trás mais um exemplo da fôrça como recurso histórico legítimo diante precária condição  humana decepada de seus projetos de futuro!E estávamos a apenas 17 anos da Segunda Grande Guerra...
 
Passando por Çezme e o seu castelo
Castelo Cezme, na margem do mar, no alto de uma elevação. Foi bem restaurado pelo governo turco e hoje é um museu expondo achados arqueológicos da Eritréia e também é sede dos Festivais Internacionais  de Izmir, onde se apresentam o Balet de Moscou, Paco Peña e Ravi  Shankar, e que se realizam entre a metade de junho e o começo de julho.
 
Hotéis Suntuosos na margem do Mar Egeu
Com o surto do turismo existe uma verdadeira explosão de construção imobiliária nas praias turcas do Mar Egeu, onde não só estão sendo construídas casas de veraneio bem valorizadas no mercado como suntuosos hotéis, como este que estamos vendo. 
 
 
 
Pôr-do Sol na Mar Egeu
E assim nesta região por milhares de anos, o sal nasce e o sol se põe sobre o drama  da história humana.
Costa do Mar Egeu
Próximo a Kuzadasi, pode-se ver as embarcações que se dirigem ao porto de mesmo nome, bem como as casas construídas na borda do mar com  finalidade para veraneio.Uma casa bem situada, com bons terraços e piscina chega a custar em torno de 300 000 euros, o que considero acessível de acordo com os padrões europeus.
 
Chegando a Kuzadasi
Kuzadasi tem este belo porto turístico onde chegam e saem vários navios  transportando milhares de passageiros que desembarcam na cidade desencadeando um surto de comércio!
 
 
 
Anoitecer em Kuzadasi
As luzes dos navios atracados no porto de Kuzadasi e da cidade vão se acendendo aos poucos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário