quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Igreja de Santa Maria em Ephesos

Concílio Ecumênico em 431 de Ephesos
 
 
Ruínas da Igreja de Sta. Maria Encoberta pela Vegetação
A igreja foi construída entre o Séc II ao IV d.C. a partir de um armazém romano. E é por isso uma mixórdia na sua construção, misturando várias adaptações e improvisações ao longo do tempo.
 
 
 

Igreja de Sta. Maria sede do Concílio Ecumênico de 431 d.C.
O Concílio de Ephesos em 431 foi uma importante tomada de posição de um dogma aceito até os dias de hoje a respeito da Verdadeira Natureza de Cristo, isto é, Jesus Cristo , sendo igual a Deus, possuía  a Natureza Divina, questão largamente aceita hoje pelos fiéis mais sérios.
 
 
 
Igreja de Sta Maria e o Concílio de 431 d.C.
Ário( 256 a 336 d.C.) foi um pregador egípcio com milhões de seguidores, desafiou a  idéia central do Cristianismo, dizendo que Jesus Cristo, embora Filho de Deus, não era igual a Ele, apezar de acreditar que Deus e Cristo compartilhavam natureza e sabedoria. Mas Deus ocupava um degrau acima de Cristo na escala Divina e Deus era  eterno e Cristo não, rompendo assim a doutrina Cristã segundo a qual, Pai, Filho e Espírito Santo formariam uma Trindade.
 
 
 
Igreja de Santa Maria e o Concílio de 431 d.C.
O bispo Nestório( 380 a 451 d.C.) era Patriarca de Constantinopla desde o ano de 428, repetia Ário, afirmando que Cristo não era igual a Deus, pois Cristo tinha duas naturezas distintas a natureza humana e a outra divina.Nestório foi acusado de blasfemar e toda a Igreja foi convocada para o Concílio de Ephesos em 431  onde o patriarca foi condenado, sendo banido de Constantinopla pelo Imperador, primeiro para Petra, na Arábia e depois para o oásis de Karghé no sul do Egito, onde morreu afastado de seus seguidores.
 
 
 
 Importância do Nestorianismo
Embora a cistiandade aceite  plenamente a doutrina da Natureza Divina de Cristo e a Trindade, o Nestorianismo influenciou inúmeras e surpeendentes correntes religiosas, pois a controvérsia e o tratamento dado a doutrina dele tiveram más conseqüências. Nestório havia deixado inúmeros seguidores entusiasmados e suas idéias não despareceram facilmente, um destes seguidores de nome Sérgio, ensinou a Maomé sobre o Crstianismo Nestoriano.Um outro nome histórico influenciado pelo Nestorianismo  foi Gengis-Khan que tinha entre seus assessores um nestoriano batizado.
 
 
Conseqüências do Nestorianismo
Em muitas regiões do Império Bizantino havia muita insatisfação com o poder monopolista de Constantinopla, e em inúmeros lugares praticava-se francamente uma doutrina diferente da capital do Império, E estas diferenças eram ao mesmo tempo étnica, política e religiosa. De todas estas regiões o Egito era o mais insatisfeito com a dissidência, pois  preferiam as cerimônia religiosas em Copta nativo do que o Grego tradicional de Constantinopla e sentiam-se oprimidos com isso! Do outro lado do Mar Vermelho surgiu um movimento que dizia ter criado uma nova religião. Era o Islamismo e assim os egípcios preferiam mais ao Islamismo do que a dominação religiosa de Constantinopla!
 
 
Altar com Colunas de Mármore e o altar com o símbolo do Cristianismo
 
 
 Importância da igreja de Sta. Maria
Relatamos os fatos ocorridos desde o Concílio em 431 de Ephesos, porque foi de muita importância para igreja cristã  que acabou cindida perdendo para o Islamismo uma grande área territorial e de população de fiéis. Ao que nos parece, hoje olhando de camarote, o assunto foi muito mal conduzido pelas autoridades daquela época, o que mesmo assim realça a importância do local. O Papa Paulo VI(1897 a 1978) cujo papado começou em 1963, realizou uma visita a este local em 26 de Julho de 1967, onde prestou profunda oração.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário